Tratamento Endodôntico ou Tratamento de Canal - O Que é?
- OrtoDoctor Taguatinga
- 11 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de ago. de 2024

O que é o tratamento endodôntico ou "tratamento de canal do dente"?
A tratamento endodôntico, mais conhecido como tratamento de canal é a retirada da polpa do dente, um tecido parecido com um fio que se localiza na parte interior do dente. Após a polpa danificada, infeccionada, ou com tecido morto, ela é removida, no espaço que resta é feito uma limpeza, modelamento e preenchimento. Tal processo sela o canal radicular. No passado, dentes com polpa infeccionada ou danificada eram extraídos. Atualmente, o tratamento de canal recupera a maioria dos dentes que, antes, seriam extraídos.
Estas são as maiores causas de danificações ou morte da polpa:
Trincas no dente
Cárie muito profunda
Fraturas no dente, ocasionado por exemplo por forte pancada, recente ou atual
Na polpa infectada ou morta que não é feito um tratamento adequado, pode ocasionar um acúmulo de pus no final da raiz do dente, internamente no osso alveolar, gerando abscesso. Este abscesso vai destruir o osso ao redor do dente e poderá causar fortes dores.
Como é realizado o tratamento de canal?
O processo de tratamento de canal emprega diferentes etapas que podem ocorrer em várias consultas, dependendo da gravidade. Estas são as etapas:
Etapa 1 - faz-se abertura na parte de trás, em caso de dente anterior ou na coro, no caso de um molar ou pré-molar.
Etapa 2 - Após a remoção da polpa infeccionada (pulpectomia), é feito uma limpeza na câmara pulpar e nos canais radiculares, eles também são alargados e modelados para preparação da restauração.
Etapa 3 - Caso mais de uma consulta for necessária, uma restauração provisória é feita na abertura da coroa para proteção do dente entre os retornos.
Etapa 4 - Após alguns dias de recuperação a restauração provisória é removida e são feitas restaurações permanentes na câmara pulpar e no canal radicular. O procedimento consiste em um material em formato de cone, feito de borracha, nomeado guta-percha é colocado em cada um dos canais e normalmente é selado no local com cimento endodôntico. Alguma das vezes, um pino de plástico ou de metal é inserido no canal para dar suporte estrutural. Logo após é inserida uma coroa por cima do dente para retornar ao seu formato e aparência naturais. Caso o dente esteja muito destruído, poderá ser necessário instalar um pino cimentado no canal, anteriormente a confecção da coroa.
Quanto tempo durará o dente após o tratamento?
Os dentes recuperados e restaurados poderão durar a vida todo, caso receba os cuidados necessários. A cárie poderá ocorrer nos dentes tratados, porém caso haja boa higiene e visitas regulares ao dentista, o paciente poderá evitar problemas no futuro.
Como já foi removida a polpa, os dentes que foram feitos os tratamentos de canal podem se tornar frágeis e mais propensos a quebras. É uma importante consideração a ser feita ao optar por um coroa ou restauração após o tratamento.
O fator determinante para o tratamento de canal ter um prognóstico definitivo, o método mais consistente é comparar os novos raios-X com os registrados antes do tratamento. Tal comparação elucidará se o osso continua a ser destruído ou está sendo regenerado.
Temos profissionais para avaliar e definir um plano de tratamento eficaz para seu caso, entre em contato conosco hoje mesmo e marque a sua consulta com nossos especialistas, chame-nos no WhatsApp.
Comments